RomeroMarcius

Divinópolis - Minas Gerais - Brasil - América do Sul

Sou psicólogo (CRP 21500 4ª Região), com pós-graduação (lato sensu) em Nutrição Humana e Saúde. Também sou funcionário público, músico, jornalista auto didata e blogueiro. Trabalho com Psicologia, através da Estratégia Saúde da Família do Sistema Único de Saúde (ESF/SUS) na Prefeitura Municipal de Divinópolis - MG - Brasil. Atualmente presto meus serviços na ESF do SUS, onde o público atendido no mais das vezes é composto de pessoas muito simples com suas respectivas famílias, as quais se encontram quase sempre inseridas em comunidades locais. O trabalho na ESF do SUS é desenvolvido em Equipe Interdisciplinar e deve ser realizado em rede, ou seja, sempre interagindo com outros setores do serviço público (e privado, dependendo das circunstâncias), isto é, sempre em parceria. Assim desenvolvo meu trabalho em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável (COMSEANS), o Conselho Municipal de Saúde (CMS), as Escolas, o Conselho Tutelar, o Ministério Público, etc... Nas horas vagas ocupo meu tempo livre com as atividades de músico, jornalista autodidata e blogueiro. Crio e desenvolvo Blogs e Sites, na Internet...
Sempre fiz questão de ser autônomo. Ouvi um dia alguém dizer: "quem trabalha de empregado não tem tempo de ganhar dinheiro." rs E nunca me esqueci disto! Daí dediquei-me a refletir, para concluir o seguinte: somente trabalharei de empregado (ou seja, de maneira formal) num serviço que muito me motive. Hoje sou psicólogo e servidor público. O que muito me motiva. Uma das coisas de que mais gosto é conhecer e procurar compreender pessoas, principalmente as pessoas humildes, ou seja, do povão (das classes sociais menos abastadas). Nasci para servir.
Sou alguém que insiste em acreditar que o ser humano pode mais do que tem realizado. As circunstâncias ambientais, assim como sociais, históricas e culturais de hoje em dia são por demais adversas, mas... Acredito que o ser humano pode, na medida possível, agir sobre as circunstâncias, transformando-as, para assim também se transformar, no sentido de que haja melhor qualidade de vida para todos. Essa, entretanto, não é, segundo o que penso, uma iniciativa a ser tomada por indivíduos isolados entre si, e sim, através de ações coletivas. Trabalho com Psicologia Social e Comunitária junto ao povão. Defendo as alternativas, hoje denominadas: Terapias Integrativas e/ou Complementares. Sou tocador de violão autodidata, batuqueiro, reggaeiro e artesão (inclusive das letras e dos sons). Pratico Origami. Poemizo (confesso que às vezes polemizo, rs). Faço pesquisas com Fractais, com Mandalas e com elektronikmusik. Sou praticante do Canto Erudito, apenas para treino da voz. Amo a Música em geral, curto as eruditas, mas não dispenso as músicas populares e as folclóricas. Odeio poucas coisas e uma delas é a injustiça: louvo calunga. Saúdo Zumbi dos Palmares. Não sou místico e/ou religioso, sequer sou ateu: sou agnóstico. Invisto na Utopia. Considero necessário saber conviver com o "primitivo" e o “pós-moderno”. Desde os pajés/xamãs até Skinner, G. H. Mead, Vygotsky. E porque não, Jung? Transitar do cachimbo de barro à Tecnologia da Informação (TI) e vice versa. Acredito na Ciência. O verdadeiro cientista é, sob o meu ponto de vista, uma espécie de sacerdote. Para mim, cientificamente falando-se, o ser humano é um ser biológico, social, histórico e cósmico. É produto e produtor da Natureza, da História e da Cultura, um grânulo de poeira cósmica, uma partícula do Universo... Acredito na Psicologia e em Compromisso Social. Assim tornaremos acessível um mundo melhor. Onde sejam reconhecidos e respeitados os direitos. E as pessoas girem em torno da proposta da construção do bem comum, através da organização coletiva em prol do bem estar biopsicossocial... Para mim, a única esperança de redenção!