Websites

Ademir Esteves

Ademir Esteves é ator profissional (DRT18886/SP), dramaturgo, diretor e compositor. Iniciou sua carreira em Ribeirão Preto no ano de 1978 no infantil: Dom Chicote Mula Manca e seu fiel companheiro Zé Chupança, de Oscar Von Phull dando continuidade a montagens de mais de 60 espetáculos. Sendo 23 como ator e outros como autor, diretor e compositor de trilhas originais.
Em sua trajetória recebe em torno de 57 prêmios em festivais nacionais e internacionais, como ator, autor e diretor.
Como escritor lhe é conferido o prêmio de literatura da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto–poemas (Livro publicado) e a edição do Livro Entre a Terra e Outra Terra, com edições esgotadas. Atuou, escreveu, dirigiu e compôs trilhas originais para 57 espetáculos infantis. Entre os espetáculos premiados estão: Boccacciana, de Rider e Na corda Bamba (de como foi extirpado o sofrimento ao senhor Mockimpott), de Peter Weiss, ambos sob a direção de Wladimir Correia. O Urso, de Anton Tchékov, como melhor espetáculo e melhor direção no 1º Festival Internacional Tchékov e uma bolsa de estudos na Escola de Teatro de Yaroslav-Rússia. Madame Blavatsky, de Plínio Marcos, como melhor espetáculo, cenografia e direção. Participou da turnê nacional de As moças do segundo andar, de Ronaldo Ciambroni, como ator, sob direção de Lígia Ferreira, ao lado de Neuza Borges, Sônia de Paula e Solange Badin. Com o espetáculo Suspensão, de Lucas Arantes e direção de Matheus Barbassa, recebe críticas e apontamentos construtivos na Revista Bravo, Folha de São Paulo e Portal Terra, permanecendo em cartaz no Teatro Os Sátyros por duas temporadas.
Exerce a função de facilitador em oficinas e cursos livres de teatro, desde o ano de 1982.
Autor, ator e diretor em: Gavetas de Baratas (1999) - Berenice (2000) -
O rei não tem... Inspirado numa lenda grega (1997) - MIRA DE RATO OLHOS DE HOMERO (2004) - Mulheres da Silva (2012/2019) -
Pizza, Goiabada e Macarrão (2008) - A Virtude do Opressor (2006) - Guerra no Beco (2007) - A Lagarta Cicinha - fábula do jardim encantado (2009) - Santo Canto do Artista _ Cordelato imaginado em dia de lua branca (2002) - As Dorminhocas (2005) - Jacta Jaculatória ao Armagedom (1983) - Baravel – (ator) texto e direção Lucas Arantes e Tauã Teixeira (2015) - A Convenção das Bruxas (1998) - Departamento Pessoal (2008) - Rosto Destilado _ a dor de quem sofre em silêncio (2014) - Camafeu e Doce de Leite (2017) - Dissecação (2017) - O Véu da Escuridão (2018) - De 1982 a 2003 – monitor de teatro, coordenador e preparador de festivais na área arte educação.
De 1986 a 1988 – coordenador de montagens teatrais na CPFL Ribeirão Preto.
Em 1989 – coordenador de formação do grupo de teatro dos Correios Ribeirão Preto.

Entre 1997 a 2005 – oficinas de Iniciação Teatral pela Oficina Cultural Cândido Portinari em: Jardinópolis, Altinópolis, Orlândia e Ribeirão Preto.

De 2002 a 2008 – monitor de teatro e direção de espetáculos no Ribeirão em Cena pela Secretaria Municipal de Educação.
De 2013 à 2018 - Orientador de teatro nos módulos Stanislávsky, Brecht e Teatro Brasileiro na Escola de Teatro TPC.
Cinema: “Longement” (autor - roteiro inédito para longa)
"Um Pinguim no Shopping Center" - curta metragem - ator
"M is for Me - ABCs OF DEATH 2" - curta metragem - ator (Autor e diretor Samuel Galli)
"MAL NOSSO / OUR EVIL" - longa metragem - ator/preparador de casting (Prêmio de Melhor Ator no Festival em Espanha de Cinema) - carreira internacional. O filme está ultimamente na plataforma Netflix.
2020 - Média-Metragem - Logement A Habitação das Mulheres famintas autor e diretor
Vinho e Perfume - curta-metragem (roteiro e direção)
https://www.facebook.com/adteatro/
https://www.instagram.com/ademir_esteves/
ademirestevesteatro@yahoo.com.br
ademir.esteves1@gmail.com/
https://ademirestevesteatr.wixsite.com/ator